Incêndio na WM

Fogo assustou quem passou pela Avenida Anhanguera

Pizza Federal

Nova pizzaria em protesto dos policiais federais no aeroporto do Setor Santa Genoveva

O Infinity Tem Fim

Anatel quer nova proposta de lei para operadoras que prometem planos infinitos, enquanto, na verdade, o fim é quando elas bem quiserem.

Boi Cotas

Seria melhor cotas para políticos tenho certeza!!

Modismo é Moda

Enquanto isso nas redes sociais a última moda é copiar, todo mundo quer ser uma xérox desde pequeneninho

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O preço da Rosa.


Foto via google.
Sabe mãe, estava caminhando na cidade, e acho que de tanto andar, só hoje percebi a esquizofrenia que a humanidade está adquirindo, sim mãe, a esquizofrenia de tudo que é imediato. É uma pressão alucinada e com brilhos dourados de cifrões que piscam ainda mais nos olhos de que tem dinheiro. Uma urgência tão grande que deixa a falsa impressão de que o dia tem menos tempo do que outro. E essa correria, nos faz sentir tão só... Não há tempo para conversas na porta da casa, não há tempo para olharmos para o lado e simplesmente ver que nada disso vale a pena, e a pressa não interessa se no fim não aproveitamos os poucos minutos com quem gostamos, e importa menos ainda quando isso nos leva a loucura mortal de querer chegar antes, apenas para acreditarmos que poderíamos aproveitar mais.

Sabe mãe, estava caminhando numa das avenidas de lojas, e aí percebi que aqui já é natal desde Outubro!... Mãe, pessoas morrem, aqui, a cada segundo de acidente de trânsito, por não querer esperar  um ou dois minutos o sinaleiro abrir, até as escolas prometem lhe ensinar qualquer língua em menos de um ano.  Não vou me surpreender se um dia eles prometerem para uma grávida que ela terá o filho em um mês. Tudo é muito superficial, tudo você recebe agora, a comida já nasce pronta ou se não, em 30 segundos no microondas já poderemos nos deliciar, com a mais pura ilusão da promessa que a comida foi feita com amor.

Na verdade é isso mãe, estava caminhando na cidade, e percebi que a humanidade está tão presa em suas próprias ilusões, que são incapazes de perceber que esse imediatismo, apenas, leva mais apressadamente a nossa própria vida, seja em acidentes urbanos, pois tínhamos pressa de chegar, seja em estresse por que somos incapazes de ser onipresentes. Mas se não posso me meter na vida deles, e se não tenho nada haver com isso, acho que tem razão, mãe, só posso tentar não enlouquecer, e é tão difícil...

Idosos conversando na "boca madita"
Sabe mãe, sinto falta de quando ainda aí no interior, mesmo com poucas condições, como sempre fomos, não nos faltava nada, e podíamos gastar mais do que oito horas apenas para ir na beira do rio, ficar jogando conversa fora, ou ainda mais simples, ir na casa de vovó e tomar um café enquanto ela contava os causos antigos. Sinto falta, mãe, de ver os vizinhos na porta tocando violão, ou da criançada com quem eu brincava na rua, e principalmente de não importar muito com essa urgência de virar um adulto, ou a urgência de me tornar um homem, como dizem alguns que não sabem que ser homem ou mulher é justamente o oposto, é passar tempo com a família, é conversar, e ter o principal: caráter, pois mais tarde nada que conseguimos materialmente nos seguirá.

Sabe mãe, o preço da rosa é sempre mais caro quando não há tempo para olhar outros lugares. É o que aprendi.





Minha Mãe.
Ps.: “Inda bem que me restou o seu sorriso, que me alumia a alma e que me acalma quando é preciso... E como eu preciso” (Zé Geraldo, Galho Seco)

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites